Você está aqui
Home > Internet > Top Sites parte II – Principais sites de Segurança da Informação Internacionais

Top Sites parte II – Principais sites de Segurança da Informação Internacionais

Olá Amigos,

Hoje iremos falar sobre os principais sites de Segurança da Informação Internacionais. No artigo passado falamos sobre os principais sites de segurança da informação do Brasil, que servem como ponto de referência quando falamos de vulnerabilidades e gestão de segurança da informação. Como fizemos no artigo anterior iremos falar resumidamente sobre cada site indicado , apresentando as principais características.
Recomendo a leitura do artigo (Top Sites parte I) para que possam conhecer os sites que são referência em segurança da informação no Brasil.
O nosso artigo terá a seguinte estrutura:
1) Estrutura do Artigo

 

  • A importância do acompanhamento periódico de sites de segurança da informação
  • NVD
  • ISC
  • Security Focus
  • Conclusão
  • Palavras do Autor

2) A importância do acompanhamento periódico de sites de segurança da
informação

Como responsáveis por manter a segurança em ambientes de tecnologia cada mais complexos, temos que nos manter atualizados sobre tudo que há de mais novo em termos de tecnologia e vulnerabilidades. Só assim poderemos tomar medidas para proteger ou amenizar o impacto de possíveis ataques que por ventura tentem explora-las. Para isso, é imprescindível lançar mão de sites e revistas especializadas no assunto, que ofereçam informações detalhadas e contra medidas de segurança.

3) NVD

O NVD (National Vulnerability Database) é o repositório do governo americano (EUA) responsável por centralizar e gerenciar dados relacionados a vulnerabilidades. Estas informações permitem a automatização da gestão de vulnerabilidades e medidas de segurança e conformidade. O NVD mantém bases de dados de checklists de segurança, falhas de segurança relacionada a softwares, erros de configuração, nomes de produtos e métricas de impactos.
O NVD é um produto do NIST Computer Security Division,
Laboratório de Tecnologia da Informação e é patrocinado pelo
Departamento Nacional de Segurança Interna da Cyber Security Division.
O melhor de tudo é que qualquer pessoa que tenha um computador conectado à Internet pode ter acesso a essas informações. É uma base de dados extensa e muito rica em detalhes, vale a pena conferir.
 
 
3.1) Como conseguir mais informações sobre o site do NVD
 
Para ter acesso ao site do NVD basta clicar no link abaixo:
 

4) ISC

O ISC (Internet Storm Center) é uma instituição sem fins lucrativos que reúne especialistas em segurança da informação de várias partes do mundo, possuindo assim uma grande abrangência e eficácia na detecção e solução de problemas de vulnerabilidades.

O ISC foi criado em 2001, após o sucesso na detecção, análise e alerta sobre o Worm Lion. A partir deste ponto o ISC  passou a oferecer gratuitamente análises e serviços de alertas aos milhares de usuários de Internet e organizações, além de trabalhar ativamente com os provedores de serviço de Internet lutando contra invasores mal intencionados.

4.1) Como conseguir mais informações sobre o ISC

Para ter acesso a informações mais detalhadas sobre o ISC basta clicar no link abaixo:

5) SecurityFocus

O SecurityFocus procura concentrar em um mesmo lugar informações importantes sobre segurança da Informação. O site disponibiliza para seus leitores as ultimas notícias e entrevistas com profissionais renomados na área de segurança da informação.

 

Desde a sua criação em 1999 o site se baseou na idéia de oferecer um local onde profissionais e estudantes de segurança pudessem se reunir e compartilhar experiências, oferecendo vários canais de comunicação como:

 

  • BugTraq: é a lista completa
    de divulgação para a discussão e divulgação de
    vulnerabilidades de segurança da informação. O BugTraq serve como o ponto de encontro da comunidade de segurança na
    Internet.
  • O SecurityFocus
    Vulnerability Database fornece aos profissionais de segurança as
    informações mais atualizadas sobre vulnerabilidades para todas as
    plataformas e serviços.
  • As Listas de
    discussões SecurityFocus permitem que os membros da comunidade de
    segurança de todo o mundo discutam todos os tipos de problemas de
    segurança. Existem
    atualmente mais 31 listas de discussões que são moderadas para manter as
    mensagens no tópico certo e para eliminar o spam.

5.1) Como conseguir mais informações sobre o SecurityFocus

Para obter mais informações sobre o SecurityFocus basta clicar no link abaixo:

6) Conclusão

Ao final da série de artigos Top Sites que relacionou os principais sites de segurança da informação nacionais e internacionais, podemos perceber que existem várias opções confiáveis de pesquisas tanto no Brasil como no exterior, ficando a critério de cada um decidir qual supre melhor a sua necessidade.

7) Palavras do Autor

Espero ter contribuido com mais um pouco de conhecimento para os amantes
da segurança da informação e da tecnologia.Você pode se cadastrar em nosso blog para receber as postagens via FEED
ou via E-MAIL, para isso deverá procurar pelos campos de
registro na parte superior direita do BLOG. Caso tenham alguma
dúvida ou sugestão podem deixar um recado com e-mail, blog, orkut e etc.O que acharam do artigo? Deixe seu recado informando se foi o suficiente
para esclarecer suas dúvidas, ou com sugestões de novos artigos.

 

One thought on “Top Sites parte II – Principais sites de Segurança da Informação Internacionais

  1. Olá, Me tornei uma seguidora sua lá no Dihitt,
    Sou Lauriete Rodrigues de Almeida, nascida no dia 23 de fevereiro de 1970 em Vitória-ES, filha de Joaquim de Jesus Pinto e Laurinete Amélia Rodrigues Pinto e tem dois irmãos, Levi e Áquila. Sou casada com Reginaldo Almeida e temos uma filha chamada Julia Acsa. Eu e meu esposo, que é evangelista, somos membros da Assembléia de Deus em Ibes, Vila Velha-ES.

    Canto desde os 5 anos de idade e com 7 anos já cantava e tocava violão na igreja. Somente aos 12 anos de idade gravei o meu 1° disco (vinil). Com uma carreira abençoada, tenho gravado quase um CD por ano. Atendo convites por todo país e por todo mundo. A Minha fidelidade, seriedade e compromisso com as coisas de Deus, fazem com que minha agenda seja muito concorrida. já cantei em todo território brasileiro e tambem ja viajei para cantar em muitos outros países.

    Com uma carreira de 27 anos, com 24 CDs gravados, Sou um destaque no meio gospel capixaba, nacional e internacional.Ao longo de minha carreira, conquistei alguns prêmios como discos de ouro e de platina.

    Além de cantar, ser mãe, ser esposa, administro, junto com meu esposo, a nossa produtora fonográfica Praise Records, com sede em Vila Velha-ES, que também produz alguns CDs de outros grandes cantores. Além disso, Eu e Reginaldo também atendemos o povo capixaba em nossa loja Lauriete Music, localizada na capital do estado, com todo artigo evangélico.
    Agora sou candidata a Deputada Federal, e venho em 1º lugar pedir sua oração e em seguida seu apoio e seu Voto, o meu número é 2010.

    http://www.lauriete2010.blogspot.com

Deixe uma resposta

Top