Você está aqui
Home > TI Empresarial > Segurança da informação > Principais termos utilizados no mundo dos hackers – Parte II

Principais termos utilizados no mundo dos hackers – Parte II

Olá amigos,
Hoje daremos continuidade ao nosso artigo de termos mais utilizado pelos inimigos digitais. Será a segunda e ultima parte, mas isso não significa que existem apenas estes termos. Procurei expor apenas os principais e mais relevantes, ficando a cargo de cada um aprofundar os estudos.

Conforme escrevi na primeira parte deste artigo, todo e qualquer conhecimento a respeito de nossos opositores é importante. Com a evolução tecnológica acelerada, integrantes do submundo digital, assim como nós, também possuem acesso a equipamentos com alto poder de processamento e links de alta velocidade, o que tornam os ataques muito mais poderosos.
É pensando nisso, que profissionais da segurança da informação devem estar sempre atualizados com o que há de mais moderno em termos de tecnologia, lendo artigos especializados e livros que abordam assuntos relacionados a área.
Para ampliar o seu conhecimento
recomendo a leitura dos seguintes artigos:
O nosso artigo terá a seguinte estrutura:

 

1) Estrutura do artigo
  • Aliases
  • Cavalos de tróia
  • Vírus
  • Worm
  • War dialer
  • Warez
  • Palavras do autor

2) Aliases

Também conhecido como Tentacles, aliases são os apelidos utilizados pelos vários tipos de atacantes para executarem suas proezas (ataques) e preservarem a verdadeira identidade. Uma forma de manterem certo anonimato.

3) Cavalos de tróia

Os cavalos de tróia (Trojam Horse) são softwares autenticos utilizados pelos crackers para disseminar códigos maliciosos. Os crackers adicionam fragmentos de códigos mal intencionados que executam atividades não previstas, ao serem instalados os usuários fazem uso deles normalmente, mas ao mesmo tempo executam outras funções ilegais. Estas funções podem variar de aberturas de portas não autorizadas, proporcionando futuras invasões, a envios de informações pessoais.

4) Vírus

Os vírus são softwares (programas) desenvolvidos para prejudicar o funcionamento normal do computador, proporcionando roubo de informações ou outras ações maliciosas. Uma caractrística do vírus é a capacidade de propagação através da intervenção humana.

5) Worm

O worm é a evolução do vírus, possuindo características muito semelhantes. A principal característica do worm é a capcidade de auto-replicação, espalhando-se rapidamente através da rede sem a necessidade da intervenção humana.
5.1) Vírus, Worms e outros códigos maliciosos em vídeo

Segue abaixo um video educativo sobre os mais variados tipos de softwares mal-intencionados:

Fonte: CGI.br

6) War dialer

War dialers são programas que varrem números telefônicos em busca de modens ou aparelhos de fax, que são posteriormente utilizados como pontos de ataque.

7) Warez

São softwares piratas distribuidos ilegalmente pela internet.

7.1) Warez em vídeo

Segue abaixo um vídeo com alguns exemplos de pirataria e suas consequências perante a lei.

 

8) Palavras do autor

 

Espero ter contribuido com mais um pouco de conhecimento para os amantes da
segurança da informação e da tecnologia.
Você pode se cadastrar em nosso blog para receber as
postagens via FEED ou via E-MAIL, para isso deverá procurar pelos
campos de registro na parte superior direita do BLOG. Caso tenham alguma
dúvida ou sugestão podem deixar um recado com e-mail, blog, orkut e etc.

 

Siga-nos no TWITTER e no GOOGLE BUZZ, lá você encontrará informações interessantes sobre novas tecnologias e segurança da informação.
O que acharam do artigo? Deixe seu recado informando se
foi o suficiente para esclarecer suas dúvidas, ou com sugestões de novos
artigos.

Deixe uma resposta

Top