Você está aqui
Home > TI Empresarial > Segurança da informação > Principais termos utilizados no mundo dos hackers – Parte I

Principais termos utilizados no mundo dos hackers – Parte I

Palavras

Olá amigos,

 

Hoje iremos falar a respeito dos principais termos utilizados no submundo digital. Muitos podem se perguntar, qual a importância de saber os termos utilizados pelos hackers?

 

E eu respondo, tudo que é relacionado com o submundo digital é importante para um profissional da segurança da informação. Só assim entenderemos como eles agem, como pensam, como se comunicam e quais a técnicas que utilizam.

 

O nosso artigo terá a seguinte estrutura:
1) Estrutura do artigo

  • Terminologias
  • Carding
  • Easter egg
  • Media whore
  • Phreaking
  • Suit
  • Palavras do Autor
2) Terminologias
Os diversos tipos de atacantes (Tipos de Atacantes – Inimigos digitais em potencial) podem causar desde simples problemas para os profissionais de segurança da informação, até grandes problemas colocando em risco a segurança nacional. Grande parte das terminologias utilizadas no submundo digital revelam a forma de agir e as atividades dos hackers, daí a importância de conhecermos tais termos. Relacionamos a seguir a primeira parte (de duas) das principais terminologias utilizadas.
3) Carding
O termo Carding indica a pratica ilegal de ações envolvendo números de cartões de crédito, utilizadas por hackers para roubar e fazer compras em benefício próprio e para amigos. Esse tipo de ataque tem se tornado bastante comum com o surgimento de transações on-line (negócios através da web), e tem estimulado o desenvolvimento de novas tecnologias e protocolos (SET) para proteger o nosso rico e suado dinhero em compras através da INTERNET.
3.1) Carding em vídeo
Segue abaixo um vídeo que ilustra o Carding acontecendo aqui no Brasil.

4) Easter egg

O easter egg consiste na utilização de mensagens, imagens ou sons que os programadores escondem nos softwares que desenvolvem como brincadeira. Para ativar as partes escondidas, normalmente é necessário digitar uma série de sequências de comandos preestabelecidos. O easter egg é muito utilizado em jogos de vídeo game, onde digitamos uma série de comandos para ativar novas pistas, novos carros, fases secretas e etc.
4.1) Easter egg em vídeo
Segue abaixo um vídeo muito interessante sobre Easter egg, vale a pena conferir.

5) Media whore

No mundo underground (hacker), o termo media whore é utilizado para classificar os hackers que deixam o anonimato para atrair a atenção da mídia, atrás de fama e glória pessoal. Esse tipo de atitude é classificado como traição pelos hackers.
6) Phreaking
O phreaking é a pratica de fraude envolvendo o sistema telefônico, normalmente com o objetivo de escutar ligações alheias ou fazer ligações gratuitas.
6.1) Phreaking em vídeo
Segue abaixo um vídeo que ilustra a prática do phreaking no brasil.
 7) Suit
Na cultura dos hackers, suit são “os outros”, este termo é utilizado normalmente para indicar a presença de oficiais do governo ou de funcionários da alta gerêcia de uma organização que andam bem arrumados.

8) Palavras do Autor
Espero ter contribuido com mais um pouco de conhecimento para os amantes da segurança da informação e da tecnologia.
Você pode se cadastrar em nosso blog para receber as postagens via FEED ou via E-MAIL, para isso deverá procurar pelos campos de registro na parte superior direita do BLOG. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão podem deixar um recado com e-mail, blog, orkut e etc.
O que acharam do artigo? Deixe seu recado informando se foi o suficiente para esclarecer suas dúvidas, ou com sugestões de novos artigos.

Deixe uma resposta

Top