Você está aqui
Home > TI Empresarial > Segurança da informação > Porque investir no mercado de Segurança da Informação?

Porque investir no mercado de Segurança da Informação?

Olá amigos,

Após um bom tempo sem postar por motivos de trabalho, volto às minhas atividades muito empolgado uma vez que percebi que a minha área de atuação é muuuuuuuuito promissora. Depois de realizar algumas pesquisas de mercado pude notar o tremendo potencial que envolve a segurança da informação. Neste post irei apresentar alguns números que comprovam o que estou falando, espero que gostem.

Para que possa perceber a importância da Segurança da Informação recomendo que leiam os sequintes artigos:
Artigos recomendados

Para manter a o padrão de nossos artigos seguiremos a seguinte estrutura:

1) Estrutura do artigo

  • Introdução
  • A Importância da segurança da Informação
  • Mercado
  • Oportunidade
  • Público Alvo
  • Conclusão
  • Bibliografia

2) Introdução

Nos dias de hoje, com o advento da evolução tecnológica acelerada e o crescimento da inclusão digital, o número de acessos à Internet por parte de empresas e cidadãos tem crescido substancialmente. Diante desta realidade, a exposição aos riscos oriundos da grande rede é inevitável, e montar uma infra-estrutura adequada que garanta o acesso mais seguro à Internet ainda é realidade de poucos. Devido ao alto custo empregado na aquisição de tecnologias de ponta e na contratação de mão de obra especializada muitas empresas investem o mínimo necessário para obter apenas o acesso básico à Internet, abrindo mão de grande parte dos processos de segurança da informação necessários para proteger as informações geradas em suas redes.

3) A Importância da segurança da Informação

Constantemente as empresas estão aumentando o investimento em tecnologia com o objetivo de apoiar os processos de negócio. Independente do tamanho da empresa os princípios básicos da segurança da informação (confidencialidade, integridade, disponibilidade, não repúdio e autenticidade) tornam-se essenciais para preservar a competitividade, o faturamento, o atendimento aos requisitos legais e a imagem da organização.
Quando paramos para analisar o mundo globalizado em que vivemos, com grandes avanços tecnológicos, com transformações comerciais e mercadológicas, somado à importância crescente do acesso à Internet e a troca de informações entre conglomerados empresariais, torna-se perceptível a dimensão da importância de questões relacionadas com a segurança da informação.
Para reforçar essa importância uma pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil relata o crescimento vertiginoso do número de incidentes reportados nos últimos dez anos. De acordo com a Figura 1, que compreende o intervalo de tempo entre os anos de 1999 e 2009, podemos verificar tal crescimento.
Figura 1 – Total de incidentes reportados ao CERT.br por ano
Quando comparamos as informações dispostas na Figura 1 levando em consideração o ano em que tiveram início às medições (1999) com a última medição (2009), podemos perceber um aumento de aproximadamente 105 vezes no número de incidentes reportados. Essas informações são importantes para mostrar o tamanho do desafio e dos problemas relacionados à segurança.
Esses problemas muitas vezes são causados por vírus, hackers, ataques de negação de serviço e muitos outros tipos e técnicas de ataques, e estão se tornando cada vez mais comuns, ambiciosos e sofisticados.

4) Mercado

O mercado de atuação para os empreendedores do ramo de segurança da informação, está em plena expansão. Essa afirmação é baseada em uma pesquisa realizada pela consultoria Frost & Sullivan. De acordo com o estudo, o mercado de segurança da informação latino americano movimentou cerca de 186,1 milhões de dólares, com previsão de atingir 598,4 milhões de dólares em 2013. O mercado Brasileiro é o que tem maior participação na receita da região, com 33,5% seguido de perto pelo México, com 28,8% do mercado.
Através da análise desses números percebemos que o mercado de segurança da informação é bastante promissor, oferecendo grandes oportunidades de investimento e crescimento na área. Na seção a seguir veremos as oportunidades que fazem esse mercado ser tão atraente.

5) Oportunidade

De acordo com o Caldas o acesso a tecnologia é um fator determinante para qualquer empresa ganhar competitividade, e sem tecnologia, mais de 90% delas não sabem sequer lidar com o fluxo de dinheiro nos negócios. Soma-se a esse fato a dificuldade de acesso a conhecimentos específicos baseados nas tecnologias disponíveis no mercado.
O SEBRAE divulgou uma pesquisa onde é possível observar um aumento substancial no acesso a Internet (cerca de 71% das empresas pesquisadas) e na utilização de computadores (cerca de 75% das empresas pesquisadas) nas tarefas cotidianas da empresa. É possível observar tais crescimentos nas figuras 2 e 3.

 

 Figura 2 – Percentual de micro e pequenas empresas com microcomputadores

 

A Figura 2 demonstra o crescimento na utilização de computadores por parte das micro e pequenas empresas no intervalo que compreendo o ano de 1992 até o ano de 2008. Tal crescimento acaba influenciando o aumento do acesso à Internet, conforme podemos observar mais detalhadamente na abaixo.
Figura 3 – Percentual de micro e pequenas empresas com acesso a internet
A Figura 3 permite verificar o tamanho do crescimento do acesso à Internet por parte das micro e pequenas empresas no intervalo que compreende o ano de 1992 até o ano de 2008. Todo esse cenário de crescimento acabou corroborando para o aumento de incidentes reportado ao Cert.br conforme demonstrado na seção 3 com a Figura 1.
Percebendo o crescimento da utilização de tecnologia, dos incidentes de segurança, o preço cobrado pelas grandes empresas de soluções de segurança, bem como público alvo dessas empresas, é que verificamos a oportunidade de oferecer soluções de segurança baseadas em software livre aliados a um modelo de negócio que permite oferecer soluções de qualidade a um preço acessível para empresas de pequeno e médio porte.

6) Público Alvo

O público alvo sugerido para os empreendedores do mercado de soluções de segurança da informação proposto por este artigo é o de pequenas e médias empresas, que precisam investir para crescerem, mas não possuem capital financeiro suficiente para investir em tecnologias de grande porte.
Participam deste mercado um grande número de empresas que lidam com informações sensíveis, tais como: laboratórios de análises clínicas, cartórios, escritórios de advocacia, escolas, clínicas odontológicas, clínicas médicas e uma série de outras empresas que precisam proporcionar segurança às suas informações a um preço acessível.

7) Conclusão

O objetivo principal deste artigo foi mostrar que o mercado de segurança da informação através de empreendimentos de serviço de segurança de perímetro de Internet, podem oferecer serviços de baixo custo para pequenas  e médias organizações, que não tem recursos suficientes para implantar soluções de segurança desenvolvidas por grandes empresas do ramo. Com todos os números apresentados concluimos então que é perfeitamente viável investir no mercado de segurança da informação.
Caso tenha a intenção de abrir uma empresa de prestação de serviços na área de segurança da informação recomendo que seja feito um estudo detalhado de mercado (EVTE), e para auxiliá-lo nesta tarefa  o SEBRAE disponibiliza consultores especializados.

8) Bibliografia

[ABNT, 2005] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Tecnologia da informação – Código de prática para a gestão da segurança da informação: NBR ISO/IEC 17799. Rio de Janeiro, 2005.

[BARBOSA, 2009] BARBOSA, Alexandre F.; BRITO, Karen. Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2008. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2009.

[NAKAMURA, 2007] NAKAMURA, Emilio Tissato. Segurança de Redes em Ambientes Cooperativos. 1. Ed. São Paulo: Novatec, 2007.

[CETIC.br, 2009] SEGURANÇA. Iniciativa: Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação – CETIC.br. 2009. Disponível em: . Acesso em: 06 jan. 2009.

[CALDAS, 2009] CALDAS, Ricardo W; CRESTANA, Silvério. Tecnologia é essencial para empresa manter competitividade. 2009. Disponível em: . Acesso em: 09 fev. 2010.

[SEBRAE-SP, 2008] As tecnologias de Informação e comunicação (TICs) nas MPES brasileiras. Iniciativa: SEBRAE-SP. 2008. Disponível em: < http://www.sebraesp.com.br/conhecendo_mpe/estudos_tematicos/tecnologia_informacao>. Acesso em: 10 fev. 2010.

[O GLOBO, 2008] Mercado de segurança da informação vai crescer na América Latina, diz consultoria. Iniciativa: O GLOBO. 2008. Disponível em: < http://oglobo.globo.com/tecnologia/mat/2008/02/28/mercado_de_seguranca_da_informacao_vai_crescer_na_america_latina_diz_consultoria-426004184.asp>. Acesso em: 10 fev. 2010.

Espero ter contribuido com mais um pouco de conhecimento para os amantes da segurança da informação e da tecnologia.

Você pode se cadastrar em nosso blog para receber as postagens via FEED ou via E-MAIL, para isso deverá procurar pelos campos de registro na parte superior direita do BLOG. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão podem deixar um recado com e-mail, blog, orkut e etc.

O que acharam do artigo? Deixe seu recado informando se foi o suficiente para esclarecer suas dúvidas, ou com sugestões de novos artigos.

Um grande ABRAÇO !!!

Deixe uma resposta

Top