Você está aqui
Home > Conhecimento > Tutoriais > Kolke Extreme CAM 300K

Kolke Extreme CAM 300K

Queridos amigos, não tenho postado com a frequência que gostaria, mas sempre que tenho uma oportunidade procuro compartilhar um pouco da experiência adquirida no dia a dia.

O motivo deste post é uma pequena dor de cabeça que tive ao adquirir uma webcam da marca KOLKE, mais especificamente a Kolke Extreme CAM 300K.

  1. Situação
Ao adquirir a minha novíssima e maravilhosa webcam não imaginava a dor de cabeça que teria ao tentar instalar. Segundo o fabricante o drive que vem junto com o produto é compatível com Win XP, Vista e outros mas a realidade é totalmente diferente. Depois de muuuuuuuuita pesquisa na Internet e de várias tentativas de instalação tive que procurar a loja que me vendeu a Webcam, e chegando lá o gerente me olhou com aquela cara clássica de quem diz “é um orelhudo mesmo”, mas me atendeu. Eu fui com a intenção de devolver a webcam, mas aí o camarada “gerente” realizou um teste no notebook que tinha o windows vista instalado, e como eu esperava a “danada” funcionou, mas eu insisti e disse que ele teria que realizar o teste em uma máquina que estivesse com o win XP instalado. Após algumas tentativas ele viu que eu tinha razão e começou a coçar a cabeça e a pesquisar um pouco na internet, depois de algumas tentativas frustradas foi para o interior da loja fez algumas ligações e logo depois veio com um tutorial feito pela equipe de manutenção da loja, e para a minha felicidade conseguimos realizar a instalação da “danada” (webcam).Depois de toda essa explicação (só para contextualizar) postarei abaixo a solução do problema para ajudar aos colegas que passarem pelo mesmo problema.

2. Instalação

Para instalar a webcam no windows XP é extremamente importante seguir a risca todos os passos que serão apresentados.
Passo 1: Não conecte a webcam no seu computador e insira o cd de intalação do driver no seu leitor/gravador de cd/dvd.

– Uma janela como essa deve ser exibida:

– Caso não aconteça realize as seguintes ações:

1.1) Dê um duplo clique no ícone “Meu computador” na área de trabalho e em seguida será exibida uma janela como a da imagem abaixo:

1.2) e depois dê um duplo clique no ícone do cd/dvd com o nome “DRIVER”.
Passo 2: Ao realizar as ações acima o conteúdo do CD será exibido, e para iniciar a instalação execute o arquivo “AIT PAC7302 DEMO DRIVER V10022 071129”. Será aberta uma janela que mostrará o status da instalação e após o seu término clique no botão “Finish”. Caso seja necessário reinicie o computador.
Passo 3: Teoricamente apenas esses passos seriam o suficiente para que a webcam funcionasse, mas infelizmente a realidade é um pouco mais cruel. Então prossigamos com a nossa luta.OBS: Pode não parecer mas é o Windows XP, eu apenas instalei uma interface parecida com a do Windows vista.

 

3.1) Conecte a webcam em seu computador e clique em: Iniciar -> Painel de Controle.

3.2) Abrirá uma janela como a exibida abaixo. Dê um duplo clique no ícone “Sistema”.


Passo 4:
Após o término do passo três será apresentado uma janela como a mostrada abaixo onde você precisa clicar na aba “Hardware” e depois no botão “Gerenciador de dispositivos”.


Passo 5:
Após a conclusão do passo 4 será exibida uma janela com com todos os dispositivos que estão instalados em seu computador, note que existe uma interrogação em “Outros dispositivos” o que siginifica que a webcam está conectada ao computador porém não está instalada.
Passo 6: Conforme mostrado na figura abaixo clique com o botão direito do mouse sobre o ícone com o ponto de interrogação e depois em “Atualizar driver…”.


Passo 7:
Abrirá uma janela “Assistente para a atualização do hardware” e nela será feita a seguinte pergunta: “O windows pode se conectar ao site do Windows update para procurar o software?”. Selecione a opção “Não, não agora”, e clique no botão avançar.
Passo 8: Após clicar em avançar aparecerá outra janela (ver figura abaixo), onde você marcará a opção “Instalar de uma lista ou local específico (avançado)”.

Passo 9: Na próxima janela exibida marque a opção “Incluir este local na pesquisa”, ele habilitará o campo de texto para que você digite: C:Arquivos de programasArquivos comunsPAC7302
Feito isso clique em avançar. (Ver figura abaixo)


Passo 10:
O sistema irá procurar e instalar os drives necessários para o funcionamento da webcam, caso apareça uma mensagem de compatibilidade clique em “instalar assim mesmo” e continue a instalação.

 

Passo 11: Ao aparecer a janela dizendo “O assistente terminou de instalar o software para:” significa que todos os drives foram instalados com sucesso. Clique em concluir.
Passo 12: Pronto, sua webcam está instalada. AêÊÊEÊÊÊÊÊêê…
Para fazer um teste vá em: Iniciar -> Todos os programas -> AIT DEMO DRIVER -> Amcap

3. Driver


Atendendo ao pedido dos leitores segue abaixo o link para o driver da Webcam:

                                  Driver – Kolke Extreme CAM 300K




4. Conclusão

Bom, espero ter ajudado bastante porque eu não consegui achar nada assim em minhas pesquisas pela internet. Esse foi um dos fatores que contribuiram para postar este tutorial.Um grande abraço a todos.

9 thoughts on “Kolke Extreme CAM 300K

  1. Caramba depois de logas horas em frente o Pc finalmente conseguir por esse Can pra funcionar quando ele ligou nem acreditei … pensei ate jogar ela fora mas graças a Deus deu tudo certo …obrigado pela postagem isso concerteza vai ajudar a muitos !!! abraços….

Deixe uma resposta

Top