Você está aqui
Home > Internet > Como comprar com segurança na Web

Como comprar com segurança na Web

 

Hoje falaremos de um assunto que está se tornando comum em nossas vidas, as compras web. Mais especificamente, os cuidados que deveremos ter ao realizar compras online. Abordaremos os principais pontos a serem observados para não cairmos em armadilhas na Internet.

1) Estrutura do artigo

  • A Internet;
  • Os cuidados que devo ter;
  • Comprando na Web;
  • Conclusões;
  • Palavras do autor.

2) A Internet

A Internet é um meio de comunicação magnífico, e vem revolucionando diariamente a forma de interação entre pessoas e empresas. Por intermédio dela pessoas visionárias perceberam oportunidades de mudar de vida, muitas delas ficaram milionárias, empresas que antes funcionavam apenas em bairros, hoje são multinacionais. Não podemos deixar de destacar que muitas pessoas e empresas também perderam muito dinheiro através da Internet.
É para evitar experiências negativas na Web que neste artigo destacaremos alguns cuidados que devemos tomar antes de nos aventurarmos na grande rede.

3) Os cuidados que devo ter

Neste tópico destaco os principais procedimentos de segurança a serem seguidos em relação ao ambiente para realizar as compras virtuais.

3.1) O computador utilizado

O primeiro cuidado é com o computador que iremos utilizar. Devemos evitar o uso de computadores de públicos, muitas vezes disponibilizados em Lan Houses, Cafeterias, Bibliotecas, Eventos e outros. Não sabemos o perfil dos usuários desses equipamentos, quais aplicativos realmente estão instalados, nem se os profissionais responsáveis pela manutenção aplicam as devidas configurações de segurança.
Os riscos da utilização de computadores públicos são: keyloggers, cavalos de troia, vírus, worms, spywares, aplicativos desatualizados que aumentam a probabilidade de contaminação da máquina, roubo de informações pessoais por meio de sequestro de sessão, violação de contas bancárias, roubo de senhas em geral. Caso queira se aprofundar nos riscos aos quais estamos expostos na Internet, segue abaixo uma relação de artigos que escrevi:
No caso dos computadores pessoais, ou seja, o seu, é importante observar se o sistema operacional (Windows, Linux, Mac ou qualquer outro), aplicativos de uso geral e principalmente o antivírus e o firewall estão atualizados. É importante instalar também um antispyware que atua específicamente em pragas da Internet.



3.2) A rede utilizada

O segundo cuidado que devemos tomar é com a rede em que iremos conectar. Devemos evitar a utilização de redes wireless de acesso público, tais como as disponibilizadas em Hotéis, Cafeterias, Shoppings, Praças, Escolas, Lanchonetes e Eventos. Na maior parte das redes públicas não existe as configurações mínimas para garantir a segurança dos usuários. Algumas redes podem até estar configuradas, mas o acesso é compartilhado com todos os usuários conectados. Por se tratar de rede sem fio, nada impede que pessoas mal intencionadas montem um access point para interceptar conexões de usuários legítimos. Quando estamos em locais que oferecem esse tipo de acesso é recomendável acessar apenas o básico, nada de e-mail, redes sociais, sites de bancos ou qualquer outro tipo de acesso que contenha informações pessoais ou sigilosas.

4)  Comprando na Web

Neste tópico iremos ver os cuidados necessários para concretizar a compra na Internet. Partirei do princípio que você já tomou todas medidas sugeridas no tópico 3.

4.1) Reputação da loja

Um dos primeiros passos antes de realizar a compra é importante investigar a reputação da loja virtual. Para isso você pode ler os seguintes artigos que publiquei:

4.2) Sites criptografados

O segundo passo é verificar se a loja virtual trafega suas informações de forma criptografada. É possível verificar isso observando o endereço virtual da loja (URL), conforme a ilustração a seguir:

 

Exemplo: Ao acessar a sua loja virtual verifique se possui a letras acima antes do endereço. Ficaria assim: https://www.lojavirtual.com.br

4.3) Certificados digitais

O terceiro passo é verificar se o certificado digital é válido. Aí você me pergunta: Como eu faço isso?
Calma, abaixo explicarei como fazer isso nos dois navegadores mais populares, o Firefox e o Chrome.

4.3.1) Como validar um certificado digital no Firefox

Para validar o certificado no Firefox basta clicar no cadeado exibido antes da barra de endereços do navegador, conforme a ilustração abaixo:

O navegador já valida se o certificado digital foi emitido por uma entidade certificadora válida.

4.3.2) Como validar um certificado digital no Chrome

No Chrome não é muito diferente, como pode ser observado na ilustração abaixo:

 

O Chrome exibe mais detalhes, mas o principio de funcionamento é o mesmo do Firefox.

4.4) Forma de pagamento

A maior parte das lojas virtuais brasileiras oferecem mais de uma forma de pagamento, dentre as quais podemos destacar o boleto e o cartão de crédito. Recomendo a forma de pagamento por boleto sempre que houver a opção, pois não sabemos qual o grau de segurança adotada pelas empresas com relação ao armazenamento dos números de cartão de crédito. Há casos de empresas que foram invadidas e as informações dos cartões dos clientes foram utilizadas indevidamente.

5) Conclusões

Ao seguir as orientações descritas neste artigo você reduzirá bastante a probabilidade de problemas em suas compras pela Internet. Não quer dizer que eles não existirão, mas toda forma de precaução é bem vinda.

6) Palavras do autor

Espero ter contribuído com mais um pouco de conhecimento para fazer sua
vida mais simples. Você pode se cadastrar em nosso blog para
receber as postagens via FEED
ou E-MAIL. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão
podem deixar um recado com e-mail, blog e etc. Siga-nos no TWITTER e no FACEBOOK, lá você encontrará informações
interessantes sobre novas tecnologias e segurança da informação.

Deixe uma resposta

Top